SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI issue2  suppl.1The profile of technology-dependent children and adolescents in a pediatric intensive care unitThe contributions of Alfred Schutz’s theory of Social Phenomenology to mental health nursing care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283On-line version ISSN 2182-2883

Abstract

PINTO, Rui et al. Construção e validação de um modelo de decisão para a canulação da fistula arteriovenosa em hemodiálise. Rev. Enf. Ref. [online]. 2023, vol.serVI, n.2, suppl.1, e22021.  Epub June 14, 2023. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi22021.

Enquadramento:

A fístula arteriovenosa é considerada como o acesso vascular de eleição para hemodiálise, a sua utilização pode ser realizada através de quatro técnicas de canulação distintas: Escada, Botoeira, MuST ou Área.

Objetivo:

Construir e validar um instrumento de apoio à decisão para a técnica de canulação ideal da fistula arteriovenosa em hemodiálise.

Metodologia:

Estudo metodológico em duas etapas mediante a realização da técnica de Delphi entre outubro 2021 e fevereiro de 2022 através de 27 juízes peritos. O instrumento de apoio ao modelo de decisão para a canulação foi segmentado em quatro blocos: avaliação física, avaliação ecográfica, esquema fotográfico com dermopigmentação e observações. Para análise, utilizou-se o índice de validade de conteúdo ≥ 0,90.

Resultados:

Obteve-se consenso final de juízes através de uma concordância unânime na estrutura do instrumento e um índice de validade de conteúdo global de 0,94.

Conclusão:

O instrumento em estudo revelou-se válido em aparência e conteúdo para aplicação em consulta de enfermagem.

Keywords : enfermagem; fístula arteriovenosa; diálise renal; estudo de validação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )