SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI número2  suppl.1Construcción y validación de un modelo de decisión para la canulación de fístulas arteriovenosas en hemodiálisisCuidados de enfermería en la terapia electroconvulsiva en el período prerreforma psiquiátrica en una institución brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283versión On-line ISSN 2182-2883

Resumen

TISOTT, Zaira Letícia; NASI, Cintia  y  BARROSO, Tereza. Contribuições da sociologia fenomenológica de Alfred Schutz para o cuidado em enfermagem na saúde mental. Rev. Enf. Ref. [online]. 2023, vol.serVI, n.2, suppl.1, e21126.  Epub 15-Jun-2023. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21126.

Enquadramento:

O cuidado em enfermagem constitui-se como uma importante ferramenta dentro das relações sociais entre profissionais e as pessoas cuidadas no campo da saúde mental.

Objetivos:

Este estudo tem como objetivo refletir sobre as contribuições da fenomenologia social de Alfred Schutz na construção do cuidado em enfermagem na saúde mental.

Principais tópicos em análise:

O cuidado em enfermagem na saúde mental está baseado na compreensão do outro enquanto ser singular no mundo da vida. Além disso, as relações sociais diretas entre o enfermeiro e o utente, vinda da relação compartilhada e imediata, são fundamentais pa ra a construção do cuidado em saúde mental.

Conclusão:

A fenomenologia social de Alfred Schutz promove a reflexão tanto de si, na posição de cuidador, como também na compreensão do outro, inseridos no mundo social mediados pelas relações sociais diretas.

Palabras clave : cuidado de enfermagem; saúde mental; filosofia; sociologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )