SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI número2  suppl.1Construção e validação de um modelo de decisão para a canulação da fistula arteriovenosa em hemodiáliseCuidados de enfermagem em terapia eletroconvulsiva no período pré-reforma psiquiátrica numa instituição brasileira índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

TISOTT, Zaira Letícia; NASI, Cintia  e  BARROSO, Tereza. Contribuições da sociologia fenomenológica de Alfred Schutz para o cuidado em enfermagem na saúde mental. Rev. Enf. Ref. [online]. 2023, vol.serVI, n.2, suppl.1, e21126.  Epub 15-Jun-2023. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21126.

Enquadramento:

O cuidado em enfermagem constitui-se como uma importante ferramenta dentro das relações sociais entre profissionais e as pessoas cuidadas no campo da saúde mental.

Objetivos:

Este estudo tem como objetivo refletir sobre as contribuições da fenomenologia social de Alfred Schutz na construção do cuidado em enfermagem na saúde mental.

Principais tópicos em análise:

O cuidado em enfermagem na saúde mental está baseado na compreensão do outro enquanto ser singular no mundo da vida. Além disso, as relações sociais diretas entre o enfermeiro e o utente, vinda da relação compartilhada e imediata, são fundamentais pa ra a construção do cuidado em saúde mental.

Conclusão:

A fenomenologia social de Alfred Schutz promove a reflexão tanto de si, na posição de cuidador, como também na compreensão do outro, inseridos no mundo social mediados pelas relações sociais diretas.

Palavras-chave : cuidado de enfermagem; saúde mental; filosofia; sociologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )