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Psicologia
versão impressa ISSN 0874-2049
Resumo
CAETANO, António e VALA, Jorge. Effects of the social interaction context on social judgeability. Psicologia [online]. 1996, vol.11, n.1, pp.27-36. ISSN 0874-2049. https://doi.org/10.17575/rpsicol.v11i1.587.
O modelo da julgabilidade social afirma que para que um julgamento possa ser realizado, as pessoas necessitam de sentir que estão em posição de julgar. Emitir um julgamento, não é apenas uma questão de integrar informção individual e categorial acerca de um alvo. Depende igualmente da relação que existe entre os juízes e os seus julgamentos. A partir do contexto pragmático que envolve qualquer julgamento social, os percipientes têm de considerar a validade social desse julgamento, basendo-se nas teorias de que dispõem sobre essa relação. Alguns factores podem promover este sentimento de validade social. De acordo com o modelo de julgabilidade social, um elevado estatuto social pode induzir as pessoas a pensarem que dispõem de informação suficiente para a emissão de um julgamento. Um estudo testando esta hipótese foi conduzido, manipulando o estatuto social dos juízes: mais elevado, igual ou menos elevado do que o alvo. Dois grupos de estudantes participaram neste estudo (primeiro grupo N=63, segundo grupo N=60). Os resultados indicaram que os sujeitos de estatuto mais elevado sentiram-se mais confiantes no seu julgamento do que os outros. Estes resultados são discutidos no âmbito da formação de impressões e da julgabilidade social.