SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1A relação entre cognição e motivação ao nível da aprendizagem escolar: Uma análise do modelo das «abordagens à aprendizagem»Que confiança podemos ter nas conclusões estatísticas que apresentamos ? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

PINTO, Alexandra Marques. O pensamento do professor na fase interactiva do ensino: meta-reflexões, dos professores aos investigadores. Psicologia [online]. 1996, vol.11, n.1, pp.139-147. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v11i1.598.

Neste artigo pretende-se reflectir sobre uma investigação levada a cabo no quadro do paradigma do pensamento do professor e que teve por objectivos gerais a exploração e descrição de variáveis significativas no domínio do pensamento interactivo do docente e o estudo de algumas relações entre essas variáveis. A investigação realizada baseou-se essencialmente na análise aprofundada de um número restrito de casos - dez professoras do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário - e no recurso a metodologias qualitativas. De acordo com as exigências metodológicas da investigação qualitativa, utilizou-se uma diversidade de procedimentos de recolha e de análise de dados dos quais se destacam o processo de estimulação da recordação, a análise de conteúdo e as análises de frequências, de correlações e classificatória hierárquica. No final do artigo procurar-se-á reflectir sobre o significado dos resultados obtidos e sobre algumas das suas implicações para a formação de professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons