SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2PALOP Students in Portuguese Higher Education: From Access to ProgressionApproaches and Strategies of Self-Regulated Study in First-Year College Students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

PEREIRA, Duarte Costa; LENCASTRE, Leonor Queiroz de; LENTOS, Marina Serra de  and  GUERRA, Marina Prista. Promover o sucesso académico: Um estudo de caso relativo ao departamento de química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Psicologia [online]. 2000, vol.14, n.2, pp.159-172. ISSN 0874-2049.

O presente artigo apresenta as linhas gerais duma intervençAo que se destina a melhorar a situação detectada no Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e caracterizada principalmente por uma grande volatilidade do corpo discente. Procura-se actuar duma forma sistémica em vários aspectos do mais importante sistema dinâmico contido no departamento, a sua licenciatura em Química. A ideia mais saliente desta intervenção é a de criar um aumento da motivação nos alunos, apresentando a Química duma forma atractiva, organizada curricularmente por episódios ou por histórias químicas, de acordo com uma tendência que se generalizou em Inglaterra, primeiro para o ensino secundário c que agora se tem vindo a expandir aos priíficiros anos da universidade (curriculum SALTERS com origem no Departamento de Química da Universidade de Iorque). A base psicológica desta organização, altamente motivadora, é a de que sc aprende melhor quando se constrói o próprio conhecimento, caminhando duma perspectiva episódica para uma semântica. Nessa medida existem três tipos de actividades curriculares: (i) as histórias químicas, apresentadas duma forma jornalística, atractiva, motivadora e englobando os importantes problemas sobre que a Química se debruça nos nossos dias; (ii) as ideias químicas, com uma organização semântica semelhante às dos vulgares livros de texto, mas totalmente referenciada à estrutura episódica das histórias; (iii) as actividades químicas, que ajudam a consolidar o conhecimento e as aptidões adquiridas. Propõe-se também a introdução de tutorias e algumas alterações curriculares do curso, bem como das estruturas envolventes das licenciaturas e da faculdade.

Keywords : Sucesso académico; aprendizagem em ciências; desenvolvimento curricular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License