SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Diferenças desenvolvimentais entre estudantes que solicitam e não solicitam apoio psicológico/psiquiátricoA teoria da crença no mundo justo e a vitimização secundária: Estudos empíricos e desenvolvimentos teóricos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

CAIRES, Susana  y  ALMEIDA, Leandro S.. A experiência de estágio académico: Oportunidades de formação e desenvolvimento do estudante. Psicologia [online]. 2000, vol.14, n.2, pp.235-250. ISSN 0874-2049.

Neste artigo descrevemos o estágio curricular como oportunidade complementar de formação académica dos estudantes. Vários desafios adaptativos são colocados ao estagiário, dependendo o seu impacte das próprias contingências do estágio e das características do aluno. Tomando uma amostra de 282 estagiários da Universidade do Minho, pertencentes a cursos da área das Ciências Exactas, do Ensino e das Humanidades, analisamos os principais contributos e mudanças experienciados pelos estagiários ao nível da aprendizagem/formação e do desenvolvimento psicossocial. De acordo com a literatura na área, o estágio foi maioritariamente percepcionado, por estes alunos, de forma positiva enquanto oportunidade única de aquisição de competências profissionais específicas, contribuindo também para o desenvolvimento de percepções pessoais mais positivas e para uma maior clarificação das suas escolhas e projectos vocacionais.

Palabras clave : Estágio; ensino superior; aprendizagem; desenvolvimento; transição universidade-mundo profissional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons