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Psicologia
versión impresa ISSN 0874-2049
Resumen
CAIRES, Susana y ALMEIDA, Leandro S.. A experiência de estágio académico: Oportunidades de formação e desenvolvimento do estudante. Psicologia [online]. 2000, vol.14, n.2, pp.235-250. ISSN 0874-2049.
Neste artigo descrevemos o estágio curricular como oportunidade complementar de formação académica dos estudantes. Vários desafios adaptativos são colocados ao estagiário, dependendo o seu impacte das próprias contingências do estágio e das características do aluno. Tomando uma amostra de 282 estagiários da Universidade do Minho, pertencentes a cursos da área das Ciências Exactas, do Ensino e das Humanidades, analisamos os principais contributos e mudanças experienciados pelos estagiários ao nível da aprendizagem/formação e do desenvolvimento psicossocial. De acordo com a literatura na área, o estágio foi maioritariamente percepcionado, por estes alunos, de forma positiva enquanto oportunidade única de aquisição de competências profissionais específicas, contribuindo também para o desenvolvimento de percepções pessoais mais positivas e para uma maior clarificação das suas escolhas e projectos vocacionais.
Palabras clave : Estágio; ensino superior; aprendizagem; desenvolvimento; transição universidade-mundo profissional.