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Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

REGO, Arménio. Percepções de justiça dos professores do ensino superior: Um estudo confirmatório. Psicologia [online]. 2001, vol.15, n.2, pp.361-377. ISSN 0874-2049.

Este artigo pretende evidenciar empiricamente o carácter multidimensional das percepções de justiça dos professores do ensino superior. A amostra é constituída por 206 docentes de seis instituições. Os resultados convergem com os anteriormente apresentados por Rego (2000e): a) os professores distinguem cinco facetas da justiça: distributiva das recompensas, distributiva das tarefas, procedimental, interpessoal e informacional; b) este pentamodelo ajusta-se melhor aos dados do que os modelos alternativos de dois, três ou quatro factores; c) o instrumento de medição parece satisfazer requisitos fundamentais de parcimónia, consistência interna e clareza da estrutura dimensional.

Palabras clave : Percepções de justiça; professores do ensino superior; análise factorial confirmatória.

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