SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Racial identity and preference in 5 to 10 years old brazilian childrenRecategorization and descategorization effects on reduction of intergroup bias: a child development perspective in intergroup symmetry and asymmetry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

CARVALHO, Luísa Ramos de; MOURO, Carla; ANTONIO, João  and  MONTEIRO, Maria Benedita. Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicos. Psicologia [online]. 2002, vol.16, n.2, pp.325-350. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v16i2.483.

Com uma amostra de 96 professoras e 155 mães de dois grupos étnico/culturais (mães portuguesas brancas e mães imigrantes negras) analisam-se o conteúdo e os factores de variabilidade das crenças destes educadores sobre desenvolvimento, educação e as vantagens e desvantagens de escolarizar crianças diferentes num mesmo cenário escolar. A análise factorial das respostas identifica três factores de crenças sobre desenvolvimento e educação e um sobre as desvantagens da integração escolar. Professoras e mães partilham grande parte das crenças estudadas mas diferenciam-se relativamente a crenças relacionadas com a natureza da infância. As crenças sobre a responsabilidade da escola e da família diferenciam o pensamento dos dois grupos étnicos de mães. A formação das professoras em educação multicultural, assim como o contexto escolar etnicamente maioritário vs. minoritário, também são factores diferenciadores das suas crenças.'

Keywords : Crenças dos educadores sobre educação e desenvolvimento; grupos étnicos; educação multicultural; contexto escolar minoritário/maioritário.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License