SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicosEstatuto, identidade Étnica e percepção de variabilidade nas crianças índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

REBELO, Margarida; MATIAS, Catarina  y  MONTEIRO, Maria Benedicta. Efeitos da recategorização e da descategorização na redução do enviesamento intergrupal: A perspectiva do desenvolvimento infantil. Psicologia [online]. 2002, vol.16, n.2, pp.351-386. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v16i2.484.

Os estudos em epígrafe testam a eficácia do modelo da recategorização (Gaertner et al, 1989) e da descategorização (Brewer & Miller, 1984) na redução do enviesamento intergrupal, em crianças DE baixo e de elevado estatuto étnico. Ambos os estudos foram estruturados de acordo com um desenho experimental de 3 (condição) x 2 (estatuto étnico do grupo) x 2 (grupo-alvo). As medidas dependentes consideradas foram a avaliação social, a atribuição de recursos e a proximidade social. Os resultados obtidos no estudo 1 (grupos com estatuto étnico equivalente) mostraram que as crianças de elevado estatuto reduzem o favoritismo endogrupal através da recategorização. No estudo 2 (grupos com desigualdade de estatuto étnico) tanto a recategorização como a descategorização foram eficazes a reduzir o favoritismo endogrupal. De acordo com as hipóteses, a redução do enviesamento intergrupal, na recategorização, processou-se através do aumento da atracção pelos membros do exogrupo, enquanto que na descategorização se operou a partir da diminuição da atracção pelos membros do exogrupo.

Palabras clave : Simetria e assimetria intergrupal; relações interétnicas na infância; modelo da identidade endogrupal comum; redução do enviesamento intergrupal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons