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Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

GREGO, Teresa. Padrões de comportamento das educadoras de infância: Estudo exploratório para a compreensão das interacções em contexto de jardim de infância. Psicologia [online]. 2003, vol.17, n.1, pp.137-160. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v17i1.442.

O presente trabalho insere-se no âmbito da dissertação de mestrado em psicologia,1 e pretende contribuir para a compreensão das interacções que ocorrem em contextos de salas de jardim de infância. Neste sentido foi feito um estudo em que se procurou aprofundar a forma como as educadoras de infância se relacionam com as crianças, nomeadamente tentou-se definir padrões de comportamento das educadoras. A amostra é de conveniência, constituída por doze educadoras de infância que trabalham em jardins de infância privados sem fins lucrativos, em duas instituições do distrito de Aveiro. Foram privilegiados métodos qualitativos (observação e entrevista), tendo sido utilizado software informático específico para análise qualitativa (programa NUD*ÍST 4.0 - Non-numerical Unstructured Data Indexing Searching Theorizing, versão 4.0 - Copyright Qualitative Solutions & Research, 1991-1997). Os resultados obtidos sugerem que há regularidades no comportamento das educadoras, podendo ser esboçados alguns padrões de comportamento em relação à interacção com as crianças.

Palavras-chave : Educadora de infância; padrões de comportamento; responsividade; directividade.

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