SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Padrões de comportamento das educadoras de infância: Estudo exploratório para a compreensão das interacções em contexto de jardim de infânciaA escala de intervenção focada na família: estudo da sua validação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

PORTUGAL, Gabriela  y  SANTOS, Paula. A abordagem experiencial em intervenção precoce: na formação, supervisão e intervenção. Psicologia [online]. 2003, vol.17, n.1, pp.161-177. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v17i1.443.

O sucesso da Intervenção Precoce (IP) depende dos processos vividos pelas famílias no seu percurso para se tomarem emancipadas, capazes, com poder, com sentido de controlo sobre as suas próprias vidas, educando e criando as suas crianças, participando nas comunidades em que vivem. O modelo de educação experiencial (EDEX), numa procura de apreensão do vivido da criança como ponto de referência para a intervenção, tem como objectivo último a formação de uma pessoa emancipada. Em EDEX e IP, o bem-estar emocional e a implicação das crianças/famílias são cruciais, sendo determinante a qualidade do suporte dos profissionais de educação e IP. Este suporte dinamiza-se em tomo de três dimensões essenciais: sensibilidade, estimulação e promoção da autonomia das crianças/famílias. Neste quadro, torna-se imperativo o desenvolvimento de supervisão suportiva do processo de crescimento e desenvolvimento dos profissionais nas dimensões assinaladas, ela própria caracterizada por estimulação, sensibilidade e autonomia do outro.

Palabras clave : Intervenção precoce; abordagem experiencial; supervisão; estilos interactivos; estimulação; sensibilidade e autonomia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons