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Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

SOARES, Célia  e  JESUINO, Jorge Correia. Memória social e representações sobre o descobrimento do brasil: análise dos manuais portugueses de história. Psicologia [online]. 2003, vol.17, n.2, pp.321-334. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v17i2.451.

As representações das memórias da sociedade portuguesa, e da própria história, circulam e são transmitidas no campo das comunicações sociais, mas também são difundidas, e (re)legitimadas, através das temáticas que compõem os curricula escolares. O objectivo deste estudo foi analisar os conteúdos dos manuais de história do ensino básico e complementar, enquanto instrumentos privilegiados na construção e actualização das representações sobre a história da descoberta do Brasil, nos grupos sociais mais jovens. Foram seleccionados dois manuais, em três níveis escolares, e o material recolhido foi submetido a duas metodologias de análise. Os resultados obtidos permitiram verificar diferenças quanto à estrutura e aos conteúdos temáticos dos manuais, o que revela alguma heterogeneidade entre eles, e entre os níveis escolares analisados. Esta heterogeneidade sugere a existência duma diferenciação qualitativa ao nível das representações sociais que são difundidas aos grupos mais jovens, através dos manuais escolares.

Palavras-chave : Descoberta do Brasil; memória social; representações sociais; manuais escolares de história.

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