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Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

CASTRO, Paula. O descobrimento do Brasil na imprensa Portuguesa: Uma vontade de futuro. Psicologia [online]. 2003, vol.17, n.2, pp.363-380. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v17i2.454.

Este artigo tem dois objectivos principais. O primeiro é descrever a imagem da comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil que a imprensa portuguesa nos ofereceu durante os anos de 1999 e 2000, com os conteúdos, fontes e sujeitos que privilegiou nas notícias que publicou, a fim de examinar quais os temas e os protagonistas que foram destacados, e quais os que ficaram na sombra. O segundo objectivo foi o de examinar o tratamento dado aos temas publicados. Pois é possível organizar as nossas narrativas de formas muito diversas. Para enquadrar a concretização deste segundo objectivo, recorreu-se a uma proposta para a análise dos diferentes tipos de tratamento que os mesmos assuntos podem receber na imprensa, com origem no trabalho de Moscovici (1976), que identifica três tipos de modalidade comunicativa - difusão, propagação e propaganda. Estes objectivos foram concretizados através da análise de todas as notícias relacionadas com o descobrimento do Brasil e a comemoração dos seus 500 anos que surgiram em quatro jornais portugueses entre 1 de Janeiro de 1999 e 30 de Junho de 2000. Dois destes jornais são diários (Público e Correio da Manhã) e os outros dois são semanários (O Expresso e O Independente). O total de notícias publicadas nestes orgãos de imprensa durante este período foi de 528, e estas foram analisadas com a grelha de cotação também utilizada para cotar as notícias surgidas na imprensa brasileira.

Palabras clave : Teoria das representações sociais; identidade social; modalidades comunicativas; memória social.

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