SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2(Des)Encontros das memórias: Breve comentário ao encontro "O Descobrimento do Brasil, Quinhentos Anos Depois: Memória Social e Representações de Portugueses e Brasileiros"Qualidade da vinculação à mãe e à educadora índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

CABECINHAS, Rosa; LORENZI-CIOLDI, Fabio  y  NOVELLE, Anne Dafflon. Avaliação directa e indirecta das percepções de homogeneidade num contexto de grupos naturais. Psicologia [online]. 2003, vol.17, n.2, pp.431-452. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v17i2.461.

No presente estudo investigámos a hipótese de que o posicionamento dos grupos na estrutura social, tanto em termos do estatuto social como em termos do estatuto numérico, assume um papel moderador nas percepções de homogeneidade do endogrupo e do exogrupo. Neste caso, os portugueses autóctones representam o grupo maioritário e de estatuto social mais elevado e os imigrantes angolanos residentes em Portugal representam o grupo minoritário e de menor estatuto social. Jovens de ambos os grupos, imigrantes angolanos e portugueses autóctones, participaram numa tarefa de formação de impressões sobre membros do endogrupo e do exogrupo e depois responderam a medidas directas e indirectas de homogeneidade grupai. Em concordância com a nossa hipótese, os resultados demonstraram que o grupo dos angolanos é percebido de forma mais homogénea do que o grupo dos portugueses. Os resultados demonstraram ainda que este efeito foi corroborado na maior parte das seis medidas directas e nas duas medidas indirectas. A discussão focaliza-se no papel do posicionamento dos grupos na estrutura social nas percepções de homogeneidade do endogrupo e do exogrupo, averiguadas através de medidas directas ou indirectas.

Palabras clave : Group homogeneity; impression formation; natural groups.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons