SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1A mobilidade social como forma socialmente regulada de transgressãoO desenvolvimento das percepções de valor pessoal e de competência escolar em estudantes do 2.° e do 3.° ciclos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

GAFFIE, Bernard. Contextos, expressões e dinâmica representacional: Itinerário na evolução da investigação sobre representações sociais. Psicologia [online]. 2004, vol.18, n.1, pp.93-122. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v18i1.418.

Este artigo propõe uma. visão cronológica da evolução da investigação sobre as representações sociais: a um primeiro período de estudos descritivos sucede-se 0 período dos modelos de organização das representações, sendo de seguida enfatizada a análise dos factores e processos envolvidos na sua génese e transformação (práticas sociais, persuasão e influência, envolvimento e implicação, identidade...). A análise dos trabalhos característicos destes diferentes períodos pretende evidenciar a importância que atribuem aos contextos (sócio-históricos globais ou actuais e próximais) nos quais funcionam estas representações. Desenvolvimentos recentes da investigação neste campo enfatizam o estudo das representações circulantes, da sua expressão e das suas funções no quadro das confrontações entre grupos. Estes trabalhos revelam uma grande variabilidade das representações expressas em função do contexto actualízado; insistem também na permanente negociação entre actores para definir a realidade social. Privillegiar esta diversidade de expressões impõe que se preste uma atenção particular á identidade dos actores, ao contexto das suas troca? e as resistências que encontram os fermentos de transformação. Sugere-se a distilo entre o estudo da dinâmica representacional (aplicada â detecção das trocas sociais em tomo do objecto de representação) e o estudo da mudança dos princípios organizadores, e propõe-se situar mais claramente a investigação, se não na história, pelo menos na temporalidade.

Palabras clave : Representations sociales; dynamique représentationnelle; changement; contexte; communications; rapports intergroupes.

        · resumen en Francés     · texto en Francés     · Francés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons