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Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

SA, Isabel de. O desenvolvimento das percepções de valor pessoal e de competência escolar em estudantes do 2.° e do 3.° ciclos. Psicologia [online]. 2004, vol.18, n.1, pp.125-145. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v18i1.419.

O presente artigo analisa as trajectórias desenvolvimentistas da percepção que as crianças têm da sua competência escolar e dó seu valor pessoal, bem como o impacto do rendimento escolar, da retenção no mesmo ano e das transições escolares nessas percepções. Estas variáveis foram avaliadas em 526 estudantes portugueses, 245 raparigas e 281 rapazes, do 5° ao 9.° ano de escolaridade. Os resultados indicam que: (a) existem trajectórias desenvolvimentistas diferentes para os dois géneros, sendo de forma geral as auto-avaliações dos rapazes mais positivas do que as das raparigas; (b) os estudantes com um melhor desempenho vêem-se como mais competentes na escola do que aqueles com um baixo rendimento; e (c) a mudança de escola parece afectar negativamente as percepções dos estudantes, mas só a partir do 7.° ano de escolaridade. Por último, discutem-se as implicações destes resultados para o planeamento de intervenções clínicas e educacionais que procuram promover o sucesso escolar.

Palabras clave : Competência escolar; valor pessoal; rendimento escolar; desenvolvimento infantil.

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