SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1The development of self-worth and competence in school persepptions in 5th to 9th grades studentsTowards an overview of psychological research in Portugal: an analysis drawing on the papers presented at the V National Symposium of Psychological Research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

DUARTE, António M.. Concepções de aprendizagem em estudantes universitários(as) portugueses(as). Psicologia [online]. 2004, vol.18, n.1, pp.147-163. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v18i1.413.

Este estudo procurou caracterizar as concepções de aprendizagem de estudantes universitários(as) portugueses(as). Uma amostra de estudantes respondeu a uma questão aberta sobre o significado, o processo e o contexto da aprendizagem. As respostas foram sujeitas a uma análise de conteúdo. Os resultados replicam a maioria das concepções de aprendizagem descritas pela investigação "fenomenográfica" (i.e. a distinção é entre aprendizagem enquanto memorização e enquanto compreensão). Surgiu também uma concepção da aprendizagem pouco registada, que define esta como conjugação da memória com a compreensão. Parecem também terem emergido novas variantes de algumas concepções de aprendizagem conhecidas (i.e. "aprende-se": praticando exploratoriamente; por compreensão da aprendizagem; através da motivação), assim como uma concepção aparentemente nova (i.e. a aprendizagem como compreensão e aplicação de conhecimento).

Keywords : Aprendizagem académica; concepções de aprendizagem; fenomenografia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License