SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Insegurança em meio urbano: o espaço na mediação de oportunidades delituosasInsegurança e convivência urbana. O caso de duas localidades mexicanas: México e Querétaro índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

LIMA, Maria Luísa et al. Estou Mais Seguro na Minha Cidade do que os Outros: Identidade com o Lugar e Optimismo Comparativo na Percepção de Riscos Urbanos. Psicologia [online]. 2007, vol.21, n.2, pp.45-58. ISSN 0874-2049.

Esta pesquisa pretendeu estudar o optimismo comparativo face aos riscos urbanos e explorar o papel que a identificação com a cidade de residência tem neste processo. O estudo foi realizado através de um inquérito a 156 estudantes universitários, residentes em Lisboa, Huelva e Lyon. Os resultados revelaram a existência de optimismo comparativo face a todos os riscos urbanos considerados (carteirismo, assalto da casa, terrorismo e queda de avião): os riscos para o próprio foram sempre considerados inferiores aos riscos para os outros. No entanto, os residentes consideram­‑se menos vulneráveis do que os residentes de outras cidades (comparação exo­‑grupal) em particular no caso dos riscos graves e incontroláveis (terrorismo e queda de avião), sendo menos optimistas relativamente aos riscos menos graves e controláveis (assalto e carteirismo). Verificou­‑se que, no caso dos riscos urbanos incontroláveis, os inquiridos mais identificados com a sua cidade de residência revelam maior optimismo comparativo face aos residentes de outras cidades.

Palavras-chave : optimismo comparativo; riscos urbanos; identificação com o lugar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )