SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Estou Mais Seguro na Minha Cidade do que os Outros: Identidade com o Lugar e Optimismo Comparativo na Percepção de Riscos UrbanosFactores Ambientais e Psicossociais da Avaliação do Risco de Furto por Carteirista: O Caso de Dois Locais em Lisboa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

CONTRERAS, Rebeca; MOSER, Gabriel  e  SAVINA, Yannick. Insegurança e convivência urbana. O caso de duas localidades mexicanas: México e Querétaro. Psicologia [online]. 2007, vol.21, n.2, pp.59-77. ISSN 0874-2049.

O presente artigo analisa a relação entre a percepção de insegurança urbana e modos de conviver nos bairros favorecidos e populares da cidade de México e de uma vila provincial, Querétaro. Os participantes eram entrevistados nas suas residências. A cidade de México é percepcionada como pouco segura e difícil de viver, enquanto Querétaro está vista como uma vila tranquila e amigável. Os resultados mostram que a estrutura urbana e a insegurança têm pouca influência sobre o modo de vida dos habitantes dos bairros populares. Os habitantes dos bairros mais ricos diferenciam­‑se em práticas de convivência. Enquanto, na cidade de México, a participação pública é baixa e as relações de vizinhança são pouco intensas, na Querétaro, a participação local é elevada e os vizinhos encontram­‑se muito nas ruas. Na cidade de México, a sociabilidade é organizada e planificada e as pessoas encontram­‑se essencialmente nos bares e noutros espaços públicos. A falta de convivência pública nos bairros favorecidos desta cidade parece estar relacionada tanto com os efeitos das condições de vida metropolitana, como com a insegurança urbana. A focalização sobre o próprio, a indiferença relativa aos outros, a falta de implicação na vida do bairro são, com efeito, comportamentos típicos dos habitantes das grandes cidades.

Palavras-chave : convivência; sentimento de insegurança; cidade; vila; bairros favorecidos e populares.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )