SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Technician and citizen, that is the question: A case of public participation in an urban settingSocial distinction and uncivil behaviours in places of business open to the public author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

UZZELL, David  and  BROWN, Jennifer. O progresso conceptual na compreensão do medo do crime nas estações ferroviárias . Psicologia [online]. 2007, vol.21, n.2, pp.119-137. ISSN 0874-2049.

As investigações anteriores mostram que existem discordâncias entre as taxas do crime reais e as percepções e as crenças sobre o crime. A probabilidade de ocorrência de incidentes ameaçadores e o seu impacto potencial são o alvo deste estudo que trata da maneira como as características psicológicas e ambientais podem influenciar o medo do crime nos utentes das estações ferroviárias. Partindo da saliência das avaliações individuais dos passageiros acerca da probabilidade e do impacto de serem vítimas do crime (baseadas nas suas experiências e observações), a análise dos dados mostrou que as conceptualizações acerca do impacto e da probabilidade são multifacetadas. Os diferentes tipos de ameaça influenciam as avaliações, incluindo quer as ameaças psicológicas e físicas resultantes de acções de outrem, quer as provenientes do próprio ambiente da estação ferroviária. As implicações destes resultados para o planeamento e a gestão dos espaços das estações ferroviárias são discutidas.

Keywords : estações ferroviárias; medo do crime; risco; ameaça.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )