SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Técnico e cidadão, eis a questão: Um caso de participação pública no espaço urbanoDistinção social e comportamento não civilizado em espaços comerciais abertos ao público índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

UZZELL, David  y  BROWN, Jennifer. O progresso conceptual na compreensão do medo do crime nas estações ferroviárias . Psicologia [online]. 2007, vol.21, n.2, pp.119-137. ISSN 0874-2049.

As investigações anteriores mostram que existem discordâncias entre as taxas do crime reais e as percepções e as crenças sobre o crime. A probabilidade de ocorrência de incidentes ameaçadores e o seu impacto potencial são o alvo deste estudo que trata da maneira como as características psicológicas e ambientais podem influenciar o medo do crime nos utentes das estações ferroviárias. Partindo da saliência das avaliações individuais dos passageiros acerca da probabilidade e do impacto de serem vítimas do crime (baseadas nas suas experiências e observações), a análise dos dados mostrou que as conceptualizações acerca do impacto e da probabilidade são multifacetadas. Os diferentes tipos de ameaça influenciam as avaliações, incluindo quer as ameaças psicológicas e físicas resultantes de acções de outrem, quer as provenientes do próprio ambiente da estação ferroviária. As implicações destes resultados para o planeamento e a gestão dos espaços das estações ferroviárias são discutidas.

Palabras clave : estações ferroviárias; medo do crime; risco; ameaça.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )