Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Psicologia
Print version ISSN 0874-2049
Abstract
SAUTKINA, Elena et al. Distinção social e comportamento não civilizado em espaços comerciais abertos ao público. Psicologia [online]. 2007, vol.21, n.2, pp.139-157. ISSN 0874-2049.
O presente artigo propõe uma reflexão teórica que se baseia num estudo exploratório conduzido em três empresas francesas: SNCF (Sociedade Nacional de Caminhos‑de‑Ferro), La Poste (empresa pública, fornecedora de serviços postais e bancários) e Galeries Lafayette (grandes armazéns). O objectivo deste artigo é mostrar que o fenómeno de comportamento não civilizado pode ser visto numa perspectiva psicossocial como uma consequência de ruptura de ligações sociais entre grupos (empregados, clientes). Nesse sentido, propõe‑se uma definição de comportamento não civilizado, em termos de interacções entre grupos sociais, e este tipo de comportamento é analisado como um fenómeno de distinção entre grupos sociais. Finalmente, mostra‑se como as características de diferenciação de espaços de cada empresa estão ligadas com a manifestação de comportamentos não civilizados.
Keywords : comportamento não civilizado; relações intergrupais; distinção social; diferenciação espacial.