SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2O progresso conceptual na compreensão do medo do crime nas estações ferroviáriasA (Ir)racionalidade na Decisão de Selecção de Pessoal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

SAUTKINA, Elena et al. Distinção social e comportamento não civilizado em espaços comerciais abertos ao público. Psicologia [online]. 2007, vol.21, n.2, pp.139-157. ISSN 0874-2049.

O presente artigo propõe uma reflexão teórica que se baseia num estudo exploratório conduzido em três empresas francesas: SNCF (Sociedade Nacional de Caminhos­‑de­‑Ferro), La Poste (empresa pública, fornecedora de serviços postais e bancários) e Galeries Lafayette (grandes armazéns). O objectivo deste artigo é mostrar que o fenómeno de comportamento não civilizado pode ser visto numa perspectiva psicossocial como uma consequência de ruptura de ligações sociais entre grupos (empregados, clientes). Nesse sentido, propõe­‑se uma definição de comportamento não civilizado, em termos de interacções entre grupos sociais, e este tipo de comportamento é analisado como um fenómeno de distinção entre grupos sociais. Finalmente, mostra­‑se como as características de diferenciação de espaços de cada empresa estão ligadas com a manifestação de comportamentos não civilizados.

Palabras clave : comportamento não civilizado; relações intergrupais; distinção social; diferenciação espacial.

        · resumen en Francés | Inglés     · texto en Francés     · Francés ( pdf )