SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Distinção social e comportamento não civilizado em espaços comerciais abertos ao público(Re)Pensar os conflitos intragrupais: desempenho e níveis de desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

PROENCA, Teresa. A (Ir)racionalidade na Decisão de Selecção de Pessoal. Psicologia [online]. 2007, vol.21, n.2, pp.161-182. ISSN 0874-2049.

Este artigo apresenta uma reflexão conceptual sobre o processo de selecção de pessoal, centrando­‑se nos elementos irracionais que lhe estão subjacentes. Argumenta­‑se que o tradicional modelo normativo­‑preditivo de selecção de pessoal, assente numa racionalidade positivista visando a decisão óptima, traduzido pela escolha da “pessoa certa para o lugar certo”, não é suficiente para compreender o modo como este processo decorre. Os desafios a este modelo relacionam­‑se com a crescente complexidade das características do trabalho, bem como com as lógicas cognitivas mobilizadas, que tornam a decisão mais incerta e complexa. Propõe­‑se um modelo baseado numa racionalidade de acção e fazendo uso de lógicas implícitas ou intuitivas, como alternativa à compreensão do processo de selecção de pessoal.

Palavras-chave : selecção de pessoal; irracionalidade; acção; intuição.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )