SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Influência de factores socioculturais e da dimensão independência-interdependência no foco da ansiedade socialInfluência e interferência: cruzando dois paradigmas de primação afectiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

SIMAO, Cláudia P.; JUSTO, Mariline G.  y  MARTINS, Ana T.. Reconhecimento de Expressões Faciais de Emoções Sociais: Existe Diferença Entre Homens e Mulheres?. Psicologia [online]. 2008, vol.22, n.2, pp.71-85. ISSN 0874-2049.

O comportamento social é maioritariamente regulado pela expressão e reconhecimento de emoções sociais, considerando que o processamento emocional está distribuído diferentemente pelas relações e papéis de género. Para analisar esta diferença, o presente estudo focalizou-se nas diferenças de género no reconhecimento de emoções sociais. Com recurso a um paradigma de reconhecimento emocional, foram seleccionadas três emoções sociais (arrogância, culpa e ciúme) e avaliadas por 60 participantes (30 homens e 30 mulheres). Os resultados obtidos sugerem que homens e mulheres diferem no reconhecimento de emoções sociais. De um modo geral, as mulheres apresentam uma acuidade mais elevada, assim como tempos de reacção inferiores, sugerindo que o processamento emocional evolui baseado nos papéis de género, como forma de regular o comportamento social.

Palabras clave : Género; reconhecimento de emoções; emoções sociais; arrogância; ciúme; culpa; cognição.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )