SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Mudança terapêutica e momentos de inovaçãoAceitação da dor: abordagem psicométrica do chronic pain acceptance questionnaire numa amostra protuguesa com dor crónica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

ALMEIDA, Helena; FAISCA, Luís  e  JESUS, Saúl Neves de. Estrutura factorial da versão portuguesa do job diagnostic survey (jds): um estudo confirmatório de validação da escala de características do trabalho. Psicologia [online]. 2009, vol.23, n.1, pp.79-102. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v23i1.318.

O objectivo deste trabalho é analisar a estrutura factorial do Job Diagnostic Survey, construído a partir do Modelo das Características do Trabalho (Hackman & Oldham, 1975, 1980), para avaliar cinco dimensões características do trabalho: variedade, identidade, significado, autonomia e feedback. Utilizou-se uma amostra heterogénea de 552 trabalhadores pertencentes a diversos grupos profissionais. Avaliaram-se nove modelos alternativos sobre a estrutura do instrumento, recorrendo à análise factorial confirmatória efectuada pelo programa Amos, versão 6.0. Os resultados obtidos mostram que o modelo de Hackman e Oldham, ao qual se adicionou um factor de Método que integra os itens negativos, é o modelo que apresenta um melhor ajustamento aos dados. Os itens associados a estas dimensões definem sub-escalas com níveis de fiabilidade razoáveis, o que permite considerá-las operacionalizações psicometricamente aptas para avaliar as dimensões características do trabalho definidas por Hackman e Oldham.

Palavras-chave : JDS; análise factorial confirmatória; estrutura factorial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )