SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1A powerful vision: power affects visual search behaviorAcademic life experiences, personal competences and mental health in health sciences students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

TERZIS, Antonios  and  OLIVEIRA, Gustavo Presídio de. Aversão sexual sob uma perspectiva freudiana. Psicologia [online]. 2009, vol.23, n.1, pp.149-163. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v23i1.321.

A aversão não adquiriu um estatuto de conceito na obra de Freud, porém abriga nela a série de afetos e reações, tais como o nojo e a repugnância, tendo grande importância na constituição e na vida do homem civilizado, assim como participa nas manifestações da repulsa à sexualidade e aos seus objetos. A aversão não é dada de antemão, mas é uma conseqüência da vida em cultura, constituindo o estágio inicial, após o complexo de castração, em que se erguem as barreiras à sexualidade infantil perversa e polimorfa em direção às aquisições culturais via o recalcamento, a sublimação, a identificação, etc. Trata-se do sinal afetivo-corporal em que a sexualidade perversa polimorfa se negativa na latência para dar vez a uma entrada subjetiva no âmbito social e cultural.

Keywords : psicanálise; sexualidade infantil; aversão; desamparo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )