SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Intervenção e investigação em idades precoces: o legado de Joaquim BairrãoInfluência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

LEAL, Teresa et al. Qualidade em educação pré-escolar. Psicologia [online]. 2009, vol.23, n.2, pp.43-54. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v23i2.326.

No período de 1992 a 2007 Joaquim Bairrão, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, coordenou vários estudos que produziram um conjunto de conhecimentos sobre diferentes tipos de características de contextos de educação pré-escolar e sobre a relação entre essas características e o desenvolvimento das crianças. Este artigo pretende ilustrar o percurso de investigação da equipa coordenada por Joaquim Bairrão na área da qualidade em educação pré-escolar. Salientamos nesta ilustração o estudo que marca o início deste percurso, o Estudo Internacional sobre Educação e Cuidados de Crianças em Idade Pré-Escolar (1992-1998), sendo ainda apresentados resultados de alguns estudos subsequentes desenvolvidos pela equipa. É efectuada uma reflexão sobre o conjunto de dados obtidos, discutindo-se o seu significado no contexto actual da educação pré-escolar.

Palabras clave : educação pré-escolar; contextos; qualidade; desenvolvimento infantil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )