SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Qualidade em educação pré-escolarRisco e intervenção comunitária: projecto de intervenção socio-educativo para crianças e famálias da cruz de pau índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

PESSANHA, Manuela; PINTO, Ana Isabel  y  BARROS, Sílvia. Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança. Psicologia [online]. 2009, vol.23, n.2, pp.55-71. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v23i2.327.

O presente estudo analisou a influência da qualidade dos contextos educativos (casa e creche) no envolvimento da criança com adultos, pares e objectos, observado em contexto de creche, e no seu desenvolvimento cognitivo, social e de linguagem. Participaram 120 crianças do Distrito do Porto, respectivas famílias e educadores. Os resultados indicaram que características da criança, a qualidade da sala de creche e os comportamentos interactivos dos educadores influenciam o envolvimento da criança em diferentes níveis de sofisticação. Verificou-se a existência de efeitos de pequena magnitude da qualidade das salas de creche nos resultados desenvolvimentais. Evidenciou-se também a existência de efeitos, pequenos a moderados, da qualidade do ambiente familiar no desenvolvimento das crianças.

Palabras clave : envolvimento; desenvolvimento; qualidade dos contextos; interacções.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )