Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Psicologia
versión impresa ISSN 0874-2049
Resumen
ALVES, Diana Rute Pereira y CRUZ, Orlanda. Preditores emocionais e sociais da aceitação pelos pares em crianças de idade escolar. Psicologia [online]. 2010, vol.24, n.2, pp.113-129. ISSN 0874-2049.
Este estudo pretende contribuir para uma visão compreensiva dos processos emocionais e sociais no domínio das relações entre pares. Mais especificamente, trata-se de estudar a capacidade preditiva do conhecimento emocional e das habilidades sociais na determinação da aceitação pelos pares. Participaram neste estudo, 131 crianças que frequentavam o 3° ano de escolaridade. Os resultados revelaram que as habilidades sociais medeiam o efeito do conhecimento emocional na aceitação pelos pares. O contributo do conhecimento emocional da criança para a sua aceitação pelos pares é explicado de forma significativa pelas suas habilidades sociais.
Palabras clave : conhecimento emocional; habilidades sociais; aceitação pelos pares.