SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1The Counselling and Psychotherapy (Adults) Open Community Centre of the FPCEUL (12 years of service): Characterization, Users’ Profiles and OutcomesMeasure scales of Empathizing/Systemizing Quotient: A validation test for the Portuguese population author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

GOMES, Jorge F. S.  and  SOARES, Patrícia. O excesso de trabalho mata ou dá prazer? Uma exploração dos antecedentes e consequentes do workaholismo. Psicologia [online]. 2011, vol.25, n.1, pp.51-72. ISSN 0874-2049.

O objectivo deste trabalho é examinar o workaholismo em termos dos seus antecedentes e consequentes. A problemática tem sido pouco tratada na literatura especializada, pelo que a investigação aproveitou esta lacuna para realizar uma análise exploratória de alguns temas associados ao workaholismo. Utilizou-se o Work Addiction Risk Test (Robinson, 1998) para identificar os indivíduos que, numa empresa de cosméticos, maiores valores registaram no teste. Posteriormente, esses indivíduos foram entrevistados, a fim de explorar e conhecer as suas perspectivas relativamente aos conteúdos sob observação. Os resultados encontrados permitem tecer comparações entre o que é proposto na literatura e a realidade prática. O artigo discute a noção de workaholismo, as suas causas, os seus efeitos sobre as pessoas, e a perspectiva dos sujeitos sobre o tópico. Contrastam-se ainda os resultados da fase quantitativa com a fase qualitativa da investigação.

Keywords : Workaholismo; trabalho; burnout; dependência do trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )