SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Too much work: a killer or a pleasure? An empirical investigation of the antecedents and consequences of workaholismGrounds for the Design of Prevention Strategies for the Promotion of Couples Satisfaction and Resilience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

RODRIGUES, Joana et al. Escalas de medição do Quociente de Empatia/Sistematização: Um ensaio de validação para a população portuguesa. Psicologia [online]. 2011, vol.25, n.1, pp.73-89. ISSN 0874-2049.

A teoria da empatia - sistematização, desenvolvida por Baron-Cohen (2002), assume a existência de dois principais tipos cognitivos, um mais característico do género feminino (com maior capacidade para empatizar) e outro mais característico do género masculino (com maior capacidade para sistematizar). Para avaliar estes conceitos, Baron-Cohen e os seus colegas (2003) desenvolveram as escalas do Quociente de Empatia (QE) e do Quociente de Sistematização (QS) . O principal objectivo deste estudo consistiu em validar a versão curta da escala do QE (desenvolvida por Wakabayashi et al., 2006) para a população portuguesa, utilizando uma amostra de 506 participantes. Realizou-se uma análise factorial exploratória para a escala do QE, tendo sido encontrados quatro factores na escala do QE, os quais foram denominados de 1) Empatia Cognitiva; 2) Reactividade Emocional; 3) Capacidades Sociais; e 4) Dificuldades Empáticas.

Keywords : Quociente de Empatia; Quociente de Sistematização; Tipos cognitivos; Análise factorial exploratória.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )