SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1O excesso de trabalho mata ou dá prazer? Uma exploração dos antecedentes e consequentes do workaholismoFundamentos para o Desenho de Estratégias de Prevenção para a Promoção da Satisfação e da Resiliência Conjugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

RODRIGUES, Joana et al. Escalas de medição do Quociente de Empatia/Sistematização: Um ensaio de validação para a população portuguesa. Psicologia [online]. 2011, vol.25, n.1, pp.73-89. ISSN 0874-2049.

A teoria da empatia - sistematização, desenvolvida por Baron-Cohen (2002), assume a existência de dois principais tipos cognitivos, um mais característico do género feminino (com maior capacidade para empatizar) e outro mais característico do género masculino (com maior capacidade para sistematizar). Para avaliar estes conceitos, Baron-Cohen e os seus colegas (2003) desenvolveram as escalas do Quociente de Empatia (QE) e do Quociente de Sistematização (QS) . O principal objectivo deste estudo consistiu em validar a versão curta da escala do QE (desenvolvida por Wakabayashi et al., 2006) para a população portuguesa, utilizando uma amostra de 506 participantes. Realizou-se uma análise factorial exploratória para a escala do QE, tendo sido encontrados quatro factores na escala do QE, os quais foram denominados de 1) Empatia Cognitiva; 2) Reactividade Emocional; 3) Capacidades Sociais; e 4) Dificuldades Empáticas.

Palavras-chave : Quociente de Empatia; Quociente de Sistematização; Tipos cognitivos; Análise factorial exploratória.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )