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Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

SAMSSUDIN, Sara  e  BARROS, Alexandra. Relação entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social na transição para o trabalho em estudantes finalistas do ensino superior. Psicologia [online]. 2011, vol.25, n.1, pp.159-171. ISSN 0874-2049.

Com base na teoria sócio-cognitiva de Bandura (1995), a presente investigação teve como objectivo estudar a relação entre as crenças de auto-eficácia na transição para o trabalho e o apoio social percebido em estudantes finalistas do ensino superior. A amostra foi constituída por 221 participantes. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Auto-eficácia na Transição para o Trabalho (Vieira & Coimbra, 2005) e a Escala de Apoio Social (Vaux et al., 1986; versão adaptada por Antunes & Fontaine, 1994/5). Os resultados indicaram uma relação positiva e significativa entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social percebido no que diz respeito ao apoio social percebido por parte de amigos e de outros em geral.

Palavras-chave : Transição; Trabalho; Ensino Superior; Auto-eficácia; Apoio Social.

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