SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Portuguese adaptation of a multidimensional scale of identification author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

COUTO, Margarida; FARATE, Carlos; RAMOS, Susana  and  FLEMING, Manuela. A metodologia Q nas ciências sociais e humanas: o resgate da subjectividade na investigação empírica. Psicologia [online]. 2011, vol.25, n.2, pp.07-21. ISSN 0874-2049.

No âmbito das ciências sociais e humanas, incluindo a psicologia, nãotem sido dada a devida atenção à metodologia Q. Trata-se de uma metodologia com procedimentos apropriados ao estudo de conceitos subjectivos como crenças, atitudes, comportamentos e opiniões e cuja eficácia implica uma grande habilidade e rigor por parte do investigador. Os participantes Q são cuidadosamente seleccionados de forma a constituírem uma amostra de participantes relevantes para a discussão do tema em questão. A análise e tratamento de dados é um processo objectivo e quantitativo, que auxilia a clarificação de alguns dos conceitos estudados no campo das ciências sociais e do comportamento, ao mesmo tempo que integra as metodologias quantitativa e qualitativa numa relação de complementaridade.

Keywords : metodologia Q; subjectividade; investigação empírica; comportamentos humanos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )