SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Adaptação de uma escala multidimensional de identificação para português índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

COUTO, Margarida; FARATE, Carlos; RAMOS, Susana  y  FLEMING, Manuela. A metodologia Q nas ciências sociais e humanas: o resgate da subjectividade na investigação empírica. Psicologia [online]. 2011, vol.25, n.2, pp.07-21. ISSN 0874-2049.

No âmbito das ciências sociais e humanas, incluindo a psicologia, nãotem sido dada a devida atenção à metodologia Q. Trata-se de uma metodologia com procedimentos apropriados ao estudo de conceitos subjectivos como crenças, atitudes, comportamentos e opiniões e cuja eficácia implica uma grande habilidade e rigor por parte do investigador. Os participantes Q são cuidadosamente seleccionados de forma a constituírem uma amostra de participantes relevantes para a discussão do tema em questão. A análise e tratamento de dados é um processo objectivo e quantitativo, que auxilia a clarificação de alguns dos conceitos estudados no campo das ciências sociais e do comportamento, ao mesmo tempo que integra as metodologias quantitativa e qualitativa numa relação de complementaridade.

Palabras clave : metodologia Q; subjectividade; investigação empírica; comportamentos humanos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )