SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2A metodologia Q nas ciências sociais e humanas: o resgate da subjectividade na investigação empíricaComunicação conjugal durante a transição para parentalidade no contexto de depressão pós-parto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

RAMOS, Miguel Ribeiro  y  ALVES, Hélder. Adaptação de uma escala multidimensional de identificação para português. Psicologia [online]. 2011, vol.25, n.2, pp.23-38. ISSN 0874-2049.

Recentemente evoluiu-se de modelos unidimensionais do conceito de identificação grupal para concepções multidimensionais. Apesar destes avanços teóricos, a investigação em Portugal continua a usar escalas unidimensionais de identificação, o que dificulta a comparação de resultados entre estudos e não permite captar a complexidade deste conceito. Neste artigo apresentamos uma adaptação da escala multidimensional de identificação de Leach et al. (2008) para português. Os resultados mostraram uma medida fidedigna e com a estrutura factorial consistente com a de Leach et al. (2008), distinguindo os componentes satisfação, centralidade, solidariedade, auto-estereotipização e homogeneidade do endogrupo. A discussão centra-se sobre as vantagens do uso de uma perspectiva multidimensional.

Palabras clave : identificação social; teoria da identidade social; medição; escala multidimensional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )