SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Adaptação de uma escala multidimensional de identificação para portuguêsEmpenhamento organizacional nos trabalhadores temporários índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

FRIZZO, Giana Bitencourt; SILVA, Isabela Machado da; PICCININI, Cesar Augusto  e  LOPES, Rita de Cássia Sobreira. Comunicação conjugal durante a transição para parentalidade no contexto de depressão pós-parto. Psicologia [online]. 2011, vol.25, n.2, pp.39-60. ISSN 0874-2049.

O presente estudo investigou a comunicação de casais em que a esposaapresentava indicadores de depressão pós-parto. Participaram 15 casais, em que ambos os cônjuges responderam a entrevistas individuais semiestruturadas. Os dados foram submetidos a uma análise de conteúdo qualitativa, a partir de duas categorias derivadas da literatura: (a) expressão de sentimentos e ideias e (b) resolução de problemas. Identificaram-se dificuldades quanto à expressão de sentimentos e ideias tanto nas esposas como nos maridos. O diálogo sobre os problemas do casal não se mostrou garantia de sua resolução. Brigas, respostas inadequadas aos sentimentos e ideias expressos pelo cônjuge e o desenvolvimento de estratégias comunicacionais que eram percebidas desfavoravelmente pelo outro foram algumas das dificuldades identificadas. Os resultados apoiam estudos que sugerem que a depressão pós- parto pode influenciar a comunicação do casal e a relação conjugal, constituindo esta uma questão relevante para estudos futuros e para o atendimento a essa população.

Palavras-chave : Relacionamento conjugal; depressão pós-parto; comunicação; comunicação conjugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )