SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Cidadãos estrangeiros em Portugal: migrações, crime e reclusãoRelações de intimidade juvenis e adultas, uma análise comparativa: Das narrativas de amor às conjugalidades violentas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

BARBOSA, Mariana; MATOS, Raquel  y  MACHADO, Carla. A Psicologia da Paz. Psicologia [online]. 2013, vol.27, n.1, pp.47-61. ISSN 0874-2049.

No presente artigo é feito o enquadramento histórico e concetual da Psicologia da Paz (Peace Psychology). Esta área tem como objetivo a aplicação dos conhecimentos e métodos da Psicologia à prevenção dos conflitos e à promoção dos direitos humanos e da paz. O enfoque da Psicologia nestas temáticas emergiu em pleno contexto de Guerra Fria, quando as preocupações com a hipótese de uma guerra nuclear ser desencadeada levaram alguns psicólogos a contribuir para os esforços de prevenção da guerra e de promoção da paz. Desde então, a Psicologia tem oferecido importantes contributos ao nível da investigação e da intervenção neste domínio, sobretudo no contexto norte‑americano. Embora também em grande parte dos países europeus esta área se encontre em franca expansão, em Portugal permanece ainda relativamente desconhecida. Este artigo procura colmatar algum desse desconhecimento.

Palabras clave : Psicologia da Paz; Direitos Humanos; Violência Estrutural; Paz Positiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )