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Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

ANTUNES, Carla  e  MACHADO, Carla. A elaboração narrativa no abuso sexual: o papel das vítimas enquanto protagonistas no processo de mudança. Psicologia [online]. 2013, vol.27, n.1, pp.157-180. ISSN 0874-2049.

A investigação no domínio do abuso sexual na infância e adolescência tem vindo a reportar uma variedade de potenciais consequências adversas da experiência abusiva no desenvolvimento das vítimas, sendo relativamente escasso o estudo dos fatores que caracterizam as trajetórias desenvolvimentais adaptativas/resilientes. Neste sentido, foi realizado um estudo com vítimas de abuso sexual (a partir do modelo narrativo de White e Epston), cujo objetivo passou pela compreensão da experiência de abuso e dos processos de mudança associados. Foram realizadas 16 entrevistas qualitativas em profundidade com vítimas de abuso sexual, cujos dados foram submetidos a um processo de grounded analysis e de codificação através do Sistema de Codificação dos Momentos de Inovação (MIs). Os resultados refletem uma considerável diversidade de MIs, sendo o MI mais saliente o de Reflexão, enquanto o de Reconceptualização surge sub­‑representado. Os recursos identificados pelas crianças/jovens para a mudança incluem essencialmente a dimensão de suporte social (pares, família e professores), sendo a revelação, as expectativas de justiça, as crenças religiosas e a construção de novas significações para o self dimensões que reforçam a perceção de competência pessoal e controlo. O modelo narrativo revelou­‑se útil na compreensão das dinâmicas de significação destas crianças/jovens em torno do seu processo de mudança, sendo de salientar o seu papel enquanto “protagonistas” ativos nas suas narrativas pessoais de abuso.

Palavras-chave : abuso sexual; modelo narrativo; recursos para a mudança; momentos de inovação.

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