SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Conhecer as regras do jogo: Uma introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

FERREIRA, Mário B.; REIS, Joana; ORGHIAN, Diana  e  SORO, Jerônimo. Procedimento de dissociação de processos. Psicologia [online]. 2013, vol.27, n.2, pp.145-166. ISSN 0874-2049.

O procedimento de dissociação de processos (PDP) é um paradigma metodológico que tem vindo a ser largamente usado em várias áreas da investigação em psicologia. A principal inovação deste procedimento resulta da possibilidade que fornece ao investigador de dissociar e quantificar o grau de automaticidade e de controlo subjacentes ao comportamento humano no desempenho de diversas tarefas. Este procedimento, que incorpora em si mesmo uma concepção própria de automatismo e controlo, é um contributo importante para a resolução de problemas metodológicos associados aos testes directos e indirectos e às dissociações de processos baseadas em tarefas. Na presente exposição faz-se uma descrição pormenorizada do paradigma em causa recorrendo a exemplos específicos de vários domínios da Psicologia (e.g., memória, estereótipos, julgamento e decisão). São também mencionados os pressupostos básicos de aplicação do PDP e por fim referem-se as limitações do paradigma, cuidados a ter na sua aplicação assim como alguns procedimentos alternativos.

Palavras-chave : Procedimento de dissociação de processos (PDP); automaticidade; controlo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )