SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Emoções e auto-regulação em processos de mudança pessoal deliberada: Um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

DIAS, Ana Rita; MACHADO, Carla; GONCALVES, Rui Abrunhosa  e  MANITA, Celina. Discursos socioculturais sobre o amor em Portugal: Um percurso geracional?. Psicologia [online]. 2014, vol.28, n.1, pp.01-18. ISSN 0874-2049.

No presente estudo procuramos compreender a forma como os diferentes sujeitos conceptualizam e vivenciam o amor e as relações de intimidade. O estudo envolve 28 sujeitos, com os quais se conduziu uma entrevista individual sobre a história de amor da sua vida. Procedeu-se à contrastação do discurso dos jovens com o discurso dos adultos, de diferentes gerações, considerando também o estado civil e o sexo dos sujeitos. Identificam-se algumas especificidades, principalmente diferenças geracionais, que são discutidas sob o seu enquadramento histórico, social e político. Além das especificidades, identifica-se um discurso consensual sobre o amor, amplamente partilhado, bem como o retorno a concepções tradicionalistas e convencionais - com mais assimetrias e desigualdades relacionais, sobretudo, na população juvenil.

Palavras-chave : Repertórios; Amor; Relações; Gerações; Cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )