SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Emoções e auto-regulação em processos de mudança pessoal deliberada: Um estudo de casoDesenvolvimento de competências no pré-escolar: A importância das práticas de escrita inventada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

RAMOS, Miguel. Adaptação para uma população de estudantes universitários portugueses da escala de auto-estima de estado de Heatherton e Polivy. Psicologia [online]. 2014, vol.28, n.1, pp.32-38. ISSN 0874-2049.

A auto-estima é um importante conceito usado em diversas áreas da psicologia. Os estudos em português têm usado traduções de escalas de auto-estima geral (ex., a escala de auto-estima de Rosenberg, 1979), mas têm negligenciado importantes aspectos deste constructo como a auto-estima de estado. A auto-estima de estado é fundamental para estudos que apresentem manipulações dado que mede alterações momentâneas da auto-estima. Para colmatar esta lacuna, no presente trabalho procedeu-se a uma adaptação para português da escala multidimensional de auto-estima de estado de Heatherton e Polivy (1991). Os resultados mostraram uma medida fidedigna e com a estrutura factorial consistente com a da escala original, distinguindo os componentes de auto-estima de performance, social, e aparência física. A discussão centra-se sobre as vantagens do uso de uma escala de auto-estima de estado.

Palabras clave : Auto-estima; Auto-estima de estado; Medição; Escala multidimensional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )