SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Versão reduzida da escala portuguesa de afeto positivo e negativo - PANAS-VRP: Análise fatorial confirmatória e invariância temporalOs fenómenos das inferências e transferências espontâneas de traço: O que são, de onde vieram, para onde vão? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

SANTOS, Maria Helena  y  AMANCIO, Lígia. Perceção de justiça, discriminação e sexismo. Psicologia [online]. 2014, vol.28, n.1, pp.63-76. ISSN 0874-2049.

Este artigo teórico analisou as dinâmicas intergrupais e a mudança social, particularmente no caso das categorias de sexo e das relações de género, no sentido de perceber a persistência das discriminações e destacar as condições que contribuem para esta. O artigo articula diferentes níveis de análise, sobretudo ao nível intergrupal e ideológico, para conhecer a perspetiva dos envolvidos e entender as condições que levam os membros dos grupos dominados a adotar (ou não) ações que melhorem a situação. Demonstra, nomeadamente, que estes grupos vivem um estado de ambiguidade face às consequências do preconceito e discriminação a que são sujeitos e que, por isso, nem sempre percebem que são discriminados. Este sentimento, também entendido como uma estratégia de coping, não contribui para a mudança, porque limita o envolvimento das pessoas em ações que conduzam à alteração da situação.

Palabras clave : Relações Intergrupais; Género; Justiça; Discriminação; Sexismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )