SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue1Psychometric properties of the Socially Desirable Response Set Measure (SDRS-5) among institutionalized youths:Investigation of the clinical functioning of the Attention Seeking of the Dimensional Clinical Personality Inventory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

CAMPOS, Francisco Ascenso; SIMOES, Vera Costa  and  FRANCO, Susana Alves. A qualidade em atividades de grupo de fitness: construção e validação do questionário “Qualidade do Instrutor de Fitness - Atividades de Grupo” (QIF-AG). Psicologia [online]. 2016, vol.30, n.1, pp.37-48. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v30i1.1069.

Sabendo que comportamentos inadequados ou não gostar do instrutor são motivos invocados pelos praticantes de atividades de grupo de fitness para abandonar a prática, é cada vez mais recomendado aos ginásios implementar estratégias para diminuir o abandono e aumentar a fidelização dos praticantes (Franco, Pereira, & Simões, 2008). Pelo referido, é objetivo deste trabalho construir e validar um questionário que permita avaliar a qualidade do instrutor em atividades de grupo de fitness. A construção teve por base um modelo teórico constituído por 4 dimensões e 25 categorias (Campos, 2015). Após cumprimento das várias fases subjacentes a este processo, nomeadamente após análise fatorial exploratória e confirmatória, o questionário QIF-AG é considerado válido, apesar de com algumas limitações, apresentando uma estrutura fatorial com 2 fatores correlacionados: Qualidade Relacional (11 itens) e Qualidade Técnico-pedagógica (14 itens).

Keywords : Fitness; Instrutor; QIF-AG; Qualidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License