SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Emotional basis of gender differences in adolescent self-esteemExpressive differences for emotions in hearing impaired and with hearing individuals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

ASSUMPCAO, Valéria de; MACARA, Ana; JANUARIO, Carlos  and  WACHOWICZ, Fátima. Estudo preliminar: Validação do questionário “CDC - Corpo, Dança e Comunidade” para adolescentes de 12-18 anos. Psicologia [online]. 2016, vol.30, n.2, pp.15-24. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v30i2.1127.

Este artigo apresenta um segundo estudo preliminar desenvolvido para construir e validar o questionário CDC (Corpo, Dança e Comunidade) para jovens praticantes de 12 a 18 anos do Núcleo de Arte da Prefeitura do Rio de Janeiro. O referencial teórico foi baseado em estudos relacionados com as dimensões corporal (Figueiredo, 2013; Furhmann, 2014), afetiva (Damásio, 2013, 2012; Figueiredo, 2011) social (Fuhrmann, 2008; Marques, 2010, 2014; Shapiro, 2008) e da adolescência (Lipp, 2010; Matos & Tomé, 2012). O instrumento foi aplicado a 50 jovens com idades compreendidas entre os 12 e 16 anos. Com base nos resultados do estudo, obteve-se a consistência interna do questionário e suas subescalas. Os resultados do estudo apontam valores de consistência interna adequados, bem como benefícios da prática da dança assinalados pelos jovens nas dimensões física, afetiva e social. Na dimensão física assinala-se uma melhor expressividade do corpo e autoperceção das emoções expressas ao dançar; na dimensão afetiva o desenvolvimento de sentimentos de autoconfiança e bem-estar e na dimensão social uma melhor interação e participação social com a família, escola, comunidade e membros do Núcleo de Arte.

Keywords : Dança; Adolescência; Autoperceção do corpo; Participação social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License