SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2"The place I long to be": Resilience processes in migrantsFlow experience, attentional control, and emotion regulation: contributions for a positive development in adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

MARTINS, Maria Helena Venâncio  and  NETO, Vanessa Clemente. Resiliência e autoconceito de competência em jovens institucionalizados e não-institucionalizados. Psicologia [online]. 2016, vol.30, n.2, pp.61-76. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v30i2.1122.

A institucionalização de jovens pode ter importantes influências negativas no seu desenvolvimento e bem-estar emocional. O objetivo desta pesquisa foi analisar as relações entre a resiliência e o autoconceito de competência em jovens institucionalizados e não institucionalizados. A amostra é constituída por 158 jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos de idade. Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico, o Healthy Kids Resilience Assessment Module e a Self Concept of Competence Scale. Os resultados mostram que: (1) não existem diferenças significativas entre os dois grupos a nível da resiliência; (2) a amostra de jovens não institucionalizados apresentou resultados mais elevados relativamente ao autoconceito de competência; e (3) existe uma correlação positiva de forte magnitude entre a resiliência e o autoconceito de competência entre os jovens não institucionalizados. Os resultados são discutidos tomando como referência a perspectiva construtivista de resiliência.

Keywords : Resiliência; Autoconceito de competência; Institucionalização; Jovens.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License