SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue1Sibling: Parental differential treatment and negative emotional statesEthical issues in research with victims of violence and crime author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

MONTEIRO, Lígia et al. Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa da escala Preschool Play Behaviour Scale para educadoras. Psicologia [online]. 2017, vol.31, n.1, pp.17-36. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v31i1.1157.

A Preschool Play Behavior Scale é um instrumento constituído por 18 itens que expressam diferentes tipos de comportamentos das crianças, em contexto de brincadeira livre com os pares, procurando diferenciar, em particular, tipos de comportamentos não-sociais. O presente estudo teve como objetivo traduzir e analisar a estrutura fatorial do instrumento e as suas características psicométricas. Sessenta educadoras descreveram os comportamentos de 369 crianças (166 raparigas), com idades compreendidas entre os 36 e os 60 meses, e a frequentar escolas de Ensino Particular com fins lucrativos e Instituições Particulares de Solidariedade Social, do Distrito de Lisboa/Portugal. O modelo final de 4 fatores - Comportamento Reticente, Solitário-Passivo, Solitário-Ativo e Brincadeira Social parece ajustar-se adequadamente aos grupos de idade e sexo considerados.

Keywords : Comportamentos Não-sociais; Pré-escolar; Estrutura Fatorial; Educadoras.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License