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Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

MONTEIRO, Lígia et al. Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa da escala Preschool Play Behaviour Scale para educadoras. Psicologia [online]. 2017, vol.31, n.1, pp.17-36. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v31i1.1157.

A Preschool Play Behavior Scale é um instrumento constituído por 18 itens que expressam diferentes tipos de comportamentos das crianças, em contexto de brincadeira livre com os pares, procurando diferenciar, em particular, tipos de comportamentos não-sociais. O presente estudo teve como objetivo traduzir e analisar a estrutura fatorial do instrumento e as suas características psicométricas. Sessenta educadoras descreveram os comportamentos de 369 crianças (166 raparigas), com idades compreendidas entre os 36 e os 60 meses, e a frequentar escolas de Ensino Particular com fins lucrativos e Instituições Particulares de Solidariedade Social, do Distrito de Lisboa/Portugal. O modelo final de 4 fatores - Comportamento Reticente, Solitário-Passivo, Solitário-Ativo e Brincadeira Social parece ajustar-se adequadamente aos grupos de idade e sexo considerados.

Palabras clave : Comportamentos Não-sociais; Pré-escolar; Estrutura Fatorial; Educadoras.

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